slideshow
Em ambientes onde não existem substâncias poluidoras tóxicas, como auditórios, restaurantes,... [+]
veja todas as aplicações »

Dispomos de filtros para pós, gases e vapores em diversas dimensões. 
Os... [+]

veja todos os produtos »
Como parte das medidas de estímulo ao investimento anunciadas pelo Governo Federal, o BNDES está... [+]
veja todas as noticias »

ATIVIDADES

home » atividades » FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO


O tratamento do ar é importante ferramenta de segurança utilizada nas Farmácias Com Manipulação.

Exaustão de Pós
Nas operações de manipulação de substâncias sólidas, ocorre a liberação de poeiras em partículas às vezes invisíveis aos olhos humanos, porém, de forma contínua, ao final de um dia de trabalho, teremos um acúmulo significativo que podem causar sérios danos à saúde dos operadores, do meio ambiente e a contaminação cruzada.

As operações de coleta de amostras, fracionamento, diluição, pesagem, tamização, homogenização e encapsulação, são as mais usuais nestes laboratórios.

A maneira mais eficiente de capturar estas partículas é prover exaustão na origem de sua liberação, denominada exaustão localizada.

Diferencial Atmosférico
Conforme preconizado pela RDC-67 de 08/10/2007, Anexo III, para manipulação de substâncias altamente sensibilizantes, deve-se projetar salas dedicadas com antecâmaras para cada um destes grupos terapêuticos, criando assim uma barreira física, popularmente chamado de cabine. Como ferramenta de segurança adicional, prover cada uma destas salas com pressão negativa, isto é, cria-se vácuo, de forma que o fluxo do ar ocorra sempre de fora para dentro da sala, quando da abertura e fechamento das portas, ou pelas possíveis frestas, evitando a migração de partículas do interior das salas para os demais ambientes.

Exaustão de gases, vapores e odores
Na manipulação de substâncias líquidas e semi-sólidas e nos laboratórios de controle de qualidade é frequente a liberação de gases, vapores e odores.

A fim de evitar a expansão e sua consequente disseminação indesejável, recomenda-se operar em ambientes restritos, isto é, no interior de capelas exaustoras.

Ventilação Geral Diluidora
As Farmácias de Manipulação possuem ambientes fechados, portanto, necessitam de climatização para conforto térmico do pessoal e por exigência das matérias primas, além do controle da umidade e renovação de ar.

O sistema de climatização com equipamentos do tipo split, bastante disseminado devido ao baixo custo, facilidade de instalação e baixo nível de ruído, tem como única função, controlar a temperatura ambiente. Por consequência oprecional retira a umidade do ambiente atingindo níveis satisfatórios, embora não seja sua função. Estes equipamentos "tomam" o ar do ambiente, resfriam e o devolvem, sem qualquer troca com o meio externo, portanto, não renovam.

A renovação do ar deve ser forçada e pode ser conseguida de três formas:

- Exaustão, quando se retira um determinado volume de ar, enquanto o ar novo entra livremente por frestas e abertura e fechamento de portas.

- Insuflamento, quando se injeta ar novo no ambiente, enquanto o mesmo volume sai livremente por frestas e abertura e fechamento de portas. Neste caso é possíve determinar a qualidade do ar utilizando filtro.

- Exaustão e insuflamento forçados. Permite determinar a qualidade do ar com utilização de filtro e o controlar a taxa de renovação.










Aplicações relacionadas com esta atividade:

· EXAUSTÃO DE PÓS (DESPOEIRAMENTO)
· EXAUSTÃO DE GASES
· EXAUSTÃO DE VAPORES (PROCESSOS/COZINHAS INDUSTRIAIS)
· EXAUSTÃO DE CALOR
· RENOVAÇÃO DE AR
· PRESSURIZAÇÃO (POSITIVA/NEGATIVA)


Produtos relacionados com esta atividade:

· EBM
· MASTER BOX
· CAPELA
· EF
· DUST FREE LOADER
· ME-133
· FILTROS
· ESPECIAIS